top of page

Rótulo dos produtos do dia-a-dia: você lê?

Olá! Tudo bem com você?

Você já parou para ler o rótulo dos produtos utilizados no seu dia-a-dia? E talvez tenha ficado um tanto intrigado (a) para saber se tudo aquilo faz bem ou mal para o ser humano? O que são parabenos, nitratos e bisfenol-A (BPA)? Por que existe pó de alumínio no meu desodorante?

São muitas as dúvidas que rondam esse assunto. E, provavelmente, você nem tenha parado para ler o rótulo com aquelas letrinhas tão miúdas.

Meu Deus, até com óculos é difícil de ler! Será que querem esconder algo de mim?

Antes de informar você a respeito sobre os ingredientes que fazem parte da composição dos produtos do seu cotidiano. Vale a pena, começar explicando algumas regras básicas sobre rótulos:

1) Os ingredientes aparecem em ordem decrescente de quantidade. Ou seja, o ingrediente que aparece em primeiro é aquele que tem maior quantidade na composição do produto.

Opa, açúcar em primeiro, maltodextrina em segundo, mas peraí eu comprei refresco de laranja, não foi??? (detalhe: 1% de polpa desidratada)

2) A quantidade de carboidratos, gorduras, minerais e etc, refere-se a uma porção da embalagem do produto. No rótulo postado acima, por exemplo, a porção é de 6g. A disposição da informação nutricional dessa forma, em porção, leva-nos a sermos enganados. A própria ANVISA permite que alguns componentes tenham quantidade expressa como zero

segundo seu Manual de Rotulagem Nutricional Obrigatória:

Hmm bem que eu desconfiava do "Zero gorduras trans"

3) Por falar em gorduras, o que representa gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans?

Gorduras totais representam a soma de todos os tipos de gorduras presentes no produto, ou seja, saturadas, insaturadas e trans.

Gorduras saturadas representam as gorduras presentes em produtos de origem animal, na banha de porco e também no óleo de coco. Apesar de obterem má fama no passado, hoje voltaram como opção mais saudável. Deixo para contar mais sobre essas gorduras em uma postagem a parte.

Gorduras trans representam gorduras vegetais hidrogenadas. Ou seja, gorduras vegetais que sofrem um processo físico-químico envolvendo altas temperaturas e pressão, hidrogênio gasoso e um catalisador como níquel (lembre-se metal pesado e tóxico), permitindo que se tornem menos propensas a ficar rançosas e fiquem mais sólidas a temperatura ambiente. Esse processo que permite a fabricação de margarina.

Beleza, agora que você sabe mais sobre os rótulos, posso começar a contar um pouco mais sobre aqueles nomes esquisitos do início:

1) Parabenos - presentes em alimentos, cosméticos, filtros solares, sabonetes, xampus... existem em diversas formas e nomes. Já existem evidências fortes contra o uso dos parabenos na literatura científica, por serem substâncias causadoras de atividade semelhante ao do estrógeno no organismo. Ou seja, causam desequilíbrio hormonal tanto em homens como em mulheres.

2) Nitratos - presentes em alimentos processados como salsichas, linguiças, frios e embutidos em geral, além de diversos outros. Os nitratos após sofrerem a digestão, resultam em substâncias chamadas nitrosaminas, que são comprovadamente cancerígenas. No ano passado, a Organização Mundial da Saúde emitiu um aviso a respeito do consumo de salsichas, linguiças e outros embutidos, e sua ligação com o câncer.

Entre outros produtos que contém nitratos, está também a água mineral!

Em alguns estados do Estados Unidos, o limite de nitratos nos produtos não pode exceder 10 mg/L. E, acreditem existe água mineral no seu mercado que contém valores assim excessivos de nitratos.

Sim, até a água mineral não escapa... (na figura - Nitrato 4,16 mg/L)

Vale lembrar que compostos com nitrogênio são essenciais à vida humana, como por exemplo, os próprios aminoácidos que compõem as proteínas. Mas, o excesso pode ser fatal.

3) Bisfenol-A - composto presente em plásticos, enlatados, até mesmo papéis, como papel higiênico e aquele da notinha do seu cartão de crédito ou da caixa registradora do seu mercado. Assim como os parabenos, age como disruptor endócrino, ou seja, causa um desequilíbrio hormonal, que pode levar a hiperatividade em meninos, obesidade, aumento de risco de aborto e até mesmo câncer de próstata e de mama.

A escolha é sua, gastar um pouco do seu tempo para se informar sobre o que você e sua família consome e utiliza ou aceitar cegamente o que colocam na sua comida e produtos do dia-a-dia.

Até a próxima pessoal!

Grande abraço

Vale a pena conferir também esse documentário da BBC sobre Bisfenol-a e outros disruptores endócrinos:


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

Novas

postagens em

breve

Bem-estar e saúde ao seu alcance!

Inscreva-se com seu nome e e-mail para receber gratuitamente mais informações sobre as soluções terapêuticas que tenho disponível!

Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Black
bottom of page